CRECHE - JARDIM DE INFÂNCIA - 1º CICLO
Creche
À creche chegamos ainda com poucos meses, mas a vontade de explorar e olhar sobre o mundo que nos rodeia já está em nós inscrita. O querer encarar sorrisos, aninhar no colo, escutar o outro, aprender a estar com aqueles que nos recebem de braços abertos, é já grande! É neste regaço que, garantida a segurança e secas algumas lágrimas, somos capazes de fazer as primeiras conquistas, ultrapassar obstáculos e, acima de tudo, criar relações felizes. Temos direito a participar, a comunicar aos outros as nossas novidades - ainda que nem sempre o veículo essencial seja a linguagem oral - e a ter protagonismo no nosso processo de aprendizagem.
"As relações que se estabelecem com um bebé na creche assumem-se como uma verdadeira relação educativa, que vai muito além de uma mera relação de "tomar conta". Práticas de qualidade enfatizam o respeito pela criança e focalizam-se na promoção da sua implicação e de bem-estar, procurando assegurar a independência na movimentação, exploração e resolução de problemas." (CNE, 2010, p.50). É assim, que a criança começa a construir a sua identidade exploradora, num meio onde os adultos a apoiam e encorajam através de olhares, conversas e gestos.
No Movimento de Escola Moderna, partindo do pressuposto inicial de que a criança é portadora de saberes e experiências, a creche é considerada um espaço de culturas, uma vez que acreditamos que a experiência de cada um, ajuda a construir o conhecimento daqueles que o rodeiam para que juntos seja possível construir noções mais amplas do mundo em redor. Pretende-se, assim, estabelecer um processo de humanização cultural e social autêntico, que tem como condições essenciais a criação de um clima de livre expressão, no qual a criança é ativa na construção do seu conhecimento, valorizando o seu papel enquanto sujeito com as suas próprias experiências, opiniões e vontades. A criança é reconhecida como protagonista, com direito a voz ativa. É vista como um ser competente que, impreterivelmente, acrescenta algo ao grupo do qual faz parte, num processo de diferenciação pedagógica. Cada criança tem o seu ritmo, as suas particularidades, interesses e necessidades que devem ser respeitadas, cuidadas e valorizadas. Fomenta-se a partilha do poder e a cooperação entre as crianças, uma vez que participam na organização do dia a dia na escola, nomeadamente a gestão das rotinas, dos instrumentos e das tarefas. Todos os momentos são propícios à criação de vínculos, em que a criança cresce, evoluiu e aprende, tornando-se progressivamente mais autónoma. Estes princípios assumem-se nos diversos tempos que contemplam a vida da criança na creche, onde todas as atividades são consideradas atividades humanas e que acontecem em simultâneo, não se diferenciando os momentos de rotina dos momentos de atividades. Neste sentido, num determinado momento, várias propostas podem estar a decorrer ao mesmo tempo, apoiadas pelos adultos que acompanham o dia a dia na escola.
Todas as atividades e experiências, na creche, têm como ponto de partida os interesses e necessidades da criança, que surgem através de uma observação cuidada por parte do educador e famílias, das partilhas das dificuldades/ necessidades por eles sentidas ou das novidades que entram na sala, também pela mão das crianças, famílias e de toda a comunidade escolar. Reconhecendo a família como o primeiro e principal responsável pela educação dos seus filhos, torna-se imprescindível o respeito e valorização por uma relação de confiança, interajuda e compreensão para um processo de aprendizagem participada. Servimo-nos assim de vastos circuitos de comunicação para construir aprendizagens, mais do que significativas, com significado.

Nas salas de jardim de Infância o dia inicia-se em redor de uma mesa, onde se desenrolam conversas, partilham-se ideias e opiniões, bem como se prepara o dia que ainda agora começou. Depois deste momento que se intitula como “reunião da manhã” desenrola-se todo um dia que assenta na oportunidade de cada criança participar ativamente e em sociedade num ambiente de descoberta do mundo em constante partilha e crescimento.
Estes ideais surgem sustentados no modelo pedagógico do Movimento de Escola Moderna, em que assenta a prática pedagógica deste jardim de infância. Este modelo baseia-se em princípios democráticos, éticos e de cooperação, de onde advêm objetivos de ação pedagógica traçados pela equipa da nossa escola. Os nossos principais objetivos são fornecer às crianças aprendizagens que as dotem de ferramentas para a vida em sociedade, sem esquecer as capacidades e necessidades individuais de cada uma. Desta forma, as crianças poderão obter sucesso nas tarefas e atividades em que se envolvem, planeando e estruturando o pensamento e dever cívico através da sua autonomia, criatividade e dever democrático.
É neste ambiente que educadores e crianças trabalham em conjunto para criar um contexto educativo rico em conhecimentos e valores morais e onde acreditamos na integração de todos, valorizando as interações e as partilhas que delas surgem.
O Movimento da Escola Moderna assume o trabalho em projetos como a metodologia e forma de orientar o processo de ensino-aprendizagem. Os projetos são estudos sobre um determinado tópico que tem interesse específico num dado momento e com um determinado grupo de crianças. Os projetos surgem assim do interesse das crianças ou da necessidade do grupo.
Cremos na escola como comunidade, e daqui surgem três finalidades formativas que dão sentido ao ato educativo:
1.Iniciação às práticas democráticas;
2.A reinstituição dos valores e das significações sociais;
3.Reconstrução cooperada da cultura.
“… assumimos, desde há muito, as atividades escolares como trabalho de conhecimento e de produção cultural onde, em cooperação, se constroem as aprendizagens curriculares e de cidadania, criando condutas de projeto que façam avançar novas obras, assentes em contratos dialogados entre os que partilham o trabalho de apropriação e de criação cultural.”
Sérgio Niza.

“Agora vais para a escola…” – Quantas vezes já ouvimos esta frase? Ou dirigida a nós,quando ainda éramos crianças, ou aos nossos filhos, ditas pelos avós, tios, vizinhos e conhecidos. Apesar de defendermos que a entrada para o 1º ciclo é apenas mais uma etapa no desenvolvimento das crianças o certo é que cada fase educativa marca uma etapa de crescimento da criança.
É, na verdade, no 1º ciclo que eles vão aprender a escrever e a ler, a fazer contas, a estruturar a sua forma de conhecer o mundo de um modo mais racional, mais estruturado.
Mas, na nossa escola, qualquer sala de aula do 1º ciclo é uma comunidade de aprendizagem onde, em interação, vamos levantando as nossas dúvidas, falando sobre as nossas certezas, construindo conhecimento. Através do diálogo, da criação de circuitos de comunicação que permitam à criança dizer o que pensa ou mostrar o que fez, vamos aferindo os conhecimentos que vamos construindo e validando-os colegialmente.
Na segunda feira, logo pela manhã, os professores traça com os alunos o plano de trabalho para essa semana. Refletimos em coletivo sobre o trabalho realizado e sobre os aspetos que temos que melhorar tendo sempre como pano de fundo o currículo nacional.
A criança é, em todos os momentos, implicada no trabalho e cada uma das crianças é co-autora do seu percurso, das suas aprendizagens.
Entre momentos de trabalho de grande grupo, momentos de pequeno grupo e momentos de trabalho individual, o currículo vai-se construindo. Todo o trabalho é avaliado em coletivo pelos alunos e pelo professor. Procuramos que as crianças sejam implicadas em atividades com sentido real, sentido validado socialmente e não atividades meramente escolásticas, criadas pelos profissionais das escolas para serem consumidas nestas. Atividades que, socialmente, têm pouco valor. Nós sabemos isso e as crianças também.
Contudo e para que possam conhecer melhor o modelo neste nível de ensino deixamos de seguida o dia-a-dia do 1º ciclo no Colégio Piloto Diese.

As Famílias
Seja para dois dedos de conversa, para a partilha de uma notícia ou num momento de reunião, a família está sempre presente na escola.
A interação com as famílias e com a comunidade permite um melhor conhecimento do contexto social, identificando as necessidades a desenvolver, bem como respostas qualificadas cada vez mais próximas e complementares da realidade existente.
Os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos seus filhos.
A existência de um clima de relação aberto, onde pais e educadores constroem um espaço de confiança, é condição essencial para uma ação educativa participada.
Incentivamos os pais a participarem ativamente na vida escolar dos seus filhos através de:
- Festas
- Dias e Atividades Especiais na Escola
- Reuniões de Pais
- Workshops
- Ateliers
- Escolas de Pais
- Visitas à sala
- Participação em projetos
- Etc…
