Atividades Curriculares
Para a Creche e Jardim de Infância...
Expressão Motora:
- Faz parte integrante do currículo educativo, a partir da sala da aquisição de marcha;
- Professor formado na Faculdade de Motricidade Humana;
- Atividades específicas e adequadas ao desenvolvimento de cada faixa etária.
Expressão Musical:
- Faz parte integrante do currículo educativo, a partir dos 4 meses;
- Professores com formação na Escola Superior de Música e no Conservatório Nacional;
- Atividades orientadas para a sensibilização e expressão musical, assentes no desenvolvimento dos cinco eixos fundamentais da prática musical: cantar, escutar, dançar, tocar e criar.
Para o 1º Ciclo...
Expressão Motora
Expressão Musical
Expressão Dramática
Expressão Plástica
Inglês
Filosofia com crianças (oferta complementar)
Atividades Extracurriculares
Inglês
Dança
Judo
Inventors
Gabinete de Psicologia
O Gabinete de Psicologia foi criado como um complemento fundamental e enriquecedor do trabalho de proteção e educação das crianças desta instituição.
Acreditamos na importância do bem-estar, do equilíbrio e da saúde emocional das nossas crianças e, para tal, através da observação e interação com a criança e interligação com a sua família, trabalhamos para garantir a promoção do seu desenvolvimento saudável e harmonioso.
Neste sentido, a nossa intervenção assume três níveis:
- Trabalho direcionado às crianças;
- Trabalho direcionado aos pais;
- Trabalho direcionado aos técnicos.
Psicóloga: Dra. Cláudia Ramalheira
Alimentação
Os nossos objetivos para a Educação Alimentar:
- Criar atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação;
- Encorajar a aceitação da necessidade de uma alimentação saudável e diversificada;
- Promover a compreensão da relação entre alimentação saudável e saúde;
- Promover o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.
Todas as refeições são confecionadas nas nossas instalações e adequadas às diferentes faixas etárias.
As ementas foram realizadas segundo o aconselhamento de um nutricionista.
Saídas e visitas à comunidade
“O papel da escola deverá ser o de proporcionar uma aprendizagem que tenha um significado social, através de uma troca de conhecimentos numa interacção constante com a comunidade. As actividades do jardim de infância têm um significado funcional ao constituírem-se como algo que interessa e é útil para o grupo no seu contexto sociocultural. Numa forte ligação com a comunidade, as crianças multiplicam as suas fontes de informação, e têm oportunidades de nela intervir, na procura e resolução de problemas” (Folque, 1999, p.6). É com base nesta premissa que acreditamos que é no contacto com a comunidade envolvente, que a criança expande o seu conhecimento e experiência e contacta com o mundo e sociedade em seu redor. Acreditamos que estas saídas e contacto estreito com o real enriquecem culturalmente os grupos e por isso são algo que realizamos com bastante frequência, quer no âmbito das atividades ou projetos a desenvolver, quer por sugestão das famílias. São exemplos:
- Idas frequentes ao parque José Gomes Ferreira (mesmo em frente à nossa escola);
- Contacto com lares e centros de dia na comunidade;
- Espetáculos de dança e concertos;
- Teatro e cinema;
- Centros culturais e museus;
- Ida a serviços como correios, bombeiros, polícia;
- Passeios pela comunidade envolvente.
Experiências
É em Castelo do Bode que as nossas crianças têm o primeiro contacto com aquilo a que gostamos de chamar a extensão da nossa escola. Ali, fazemos um acantonamento todos os anos, numa quinta, onde as crianças do Colégio Piloto Diese exploram o contacto com o meio rural: os animais e a agricultura. Plantamos, alimentamos os animais, visitamos as aldeias mais próximas, conhecemos as pessoas vizinhas, procuramos saber mais sobre as suas terras , levamos perguntas, trazemos novidades e nesta grande vivência fazem-se surgir novas questões que fomentam outros projetos que enriquecem a sua aprendizagem. Esta quinta na barragem de Castelo do Bode fornece à nossa escola, ao longo do ano, alguns alimentos que fazem parte do nosso dia-a-dia e todo o envolvimento que a escola tem com este projeto tem como objetivo educar para a sustentabilidade.
